Toda vez que penso em imunidade eu a associo a uma boa saúde intestinal pelo simples motivo de que não basta que façamos uso de alimentos ricos em nutrientes, precisamos ter um sistema eficiente para facilitar a absorção dessas substâncias.
Outro fator de grande importância e que poucas pessoas sabem é que o intestino aloja cerca de 70% das células do sistema imune.
Existem alimentos portadores de nutrientes que fortalecem nossa imunidade:
Zinco: presente nas carnes vermelhas, frutos do mar, frango e cereais integrais, atua no desenvolvimento e no funcionamento das células imunológicas.
Magnésio: encontrado nas nozes, amêndoas, castanhas e verduras, regula a função imunológica aumentando a resposta imune às doenças.
Selênio: identificado na castanha-do-Pará, atum, sardinha, camarão, arroz integral e ovos, diminui inflamações.
Vitamina A: detectada no queijo, gema de ovo, manga, mamão, cenoura, batata doce e fígado, atua no desenvolvimento do sistema imune, na produção de células de defesa e no aumento da resposta contra invasores como vírus e infecções.

Vitamina D: presente no salmão, atum, sardinha, ovos, queijos, cogumelo e cereais integrais, produz proteínas importantes para a ativação do sistema imunológico.
Vitamina E: amêndoas, avelã, castanhas, amendoim e semente de girassol possuem esse antioxidante responsável pelo aumento das células de defesa.
Probióticos: iogurte natural, kefir leite fermentado contribuem para o aumento de anticorpos e proteção contra infecções.
Ômega 3: encontrado nas sementes de chia e linhaça, salmão, sardinha e nozes, possui ação anti-inflamatória.
Reflexão de Keith Cheli Kanasawa, chef da KeroBistroEmCasa
insta: kerobistroemcasa