Como aplicar a pirâmide alimentar no dia a dia

A maioria de nós já ouviu falar sobre essa ferramenta de classificação dos alimentos muito usada pelos nutricionistas, mas que tende a gerar muitas dúvidas quanto a melhor maneira de aplicá-la em nossa vida cotidiana.

Na base da pirâmide estão os alimentos energéticos, carboidratos que fornecem energia para o organismo. Consumir seis porções ao dia, utilizando como medida a colher de sopa para os grãos, raízes, tubérculos e cereais. No caso dos panificáveis considerar unidades: 1 pão francês = 2 fatias pão de forma = 1 fatia bolo = 1 porção de biscoito conforme indicada pelo fabricante. Dê preferência aos alimentos integrais pois levam mais tempo para serem digeridos e evitam que tenhamos picos glicêmicos.

O segundo grupo são os alimentos reguladores, compostos bioativos (fibras, minerais e vitaminas) necessários para o bom funcionamento do organismo. Consumir 3 porções de frutas (unidades e/ou fatias) e 3 de legumes e verduras (colher de sopa).

Já o terceiro grupo são os construtores, proteínas responsáveis pela composição dos tecidos do organismo. Consumir 3 porções de lácteos, 1 porção carne e ovos, e 1 porção de feijão e oleaginosas.

O quarto grupo é composto pelos energéticos extras: óleos, gorduras, açúcares e doces. Recomenda-se não exceder o consumo de uma porção ao dia, dando preferência às fontes naturais desses nutrientes.

Reflexão de Keith Cheli Kanasawa, chef da KeroBistroEmCasa

insta: kerobistroemcasa

https://www.facebook.com/kerobistroemcasa

saude,food,comida,emagrecer,fitness,reeducaçãoalimentar,comidadeverdade,nutrição,comidasaudavel,dieta,saudável,emagrecercomsaude,comidasana,saúde,comidasaludable,perderpeso, comidafit,emagrecercomendo,nutricao,comidacaseira,emagrecersaudavel, vidasaudavel,emagrecercerto,fitnesslife,instafood,comidafit,healthyfood,vidasaudavel,comidaboa,emagrecercomsaudesempre,comerbemfazbem,comerconsciente,comidadeverdadesempre,nutrilowcarb,nutriçãofuncional,longevidade,longevidadesaudável,estarbem,estilodevidasaudável,saúdeebemestar,saudavelenatural,felizcomvoce,nutriçãofuncional,nutrientes,nutrircomamor,autocuidadoconsciente,autoestimaelevada,saúdeemocional,cuidadoindividualizado

Published by Keith Cheli Kanasawa

Gastrônoma e Relações Públicas de formação, tenho muitas paixões, entre elas corrida de rua, comida, fotografia, jardinagem, marketing digital e escrever.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: