Cortisol e alimentação

Constantemente ouvimos falar sobre esse tal “hormônio do estresse”, mas você sabe qual é a verdadeira função dele em nosso organismo e que existem alimentos capazes de equilibrá-lo?

Ele é uma substância produzida pelo nosso corpo para nos preparar para enfrentar uma situação de risco, mantendo a pressão arterial e diminuindo a queima calórica visando poupar energia. Mas ele pode ser um problema, pois situações estressantes do dia a dia podem ser interpretadas como ameaças, o que a longo prazo pode causar diabetes, hipertensão arterial, depressão e acúmulo de gordura abdominal.

Mudanças na alimentação podem contribuir para a diminuição do excesso de cortisol e consequentemente ajudar no emagrecimento. Abaixo estão alguns nutrientes que regularizam esse hormônio e suas respectivas fontes:

Fenilalanina: aminoácido importante para a produção de neurotransmissores como noradrenalina e dopamina que trazem equilíbrio mental e emocional. Está presente no frango, ovos, arroz integral, brócolis, abóbora, couve manteiga, agrião e alcachofra.

Triptofano: aminoácido precursor da serotonina que proporciona o prazer e o bem-estar. Alimentos ricos em triptofano são: arroz integral, soja, oleaginosas, carne, ovos, leite e derivados.

Vitamina B5: cofator para a produção de serotonina. Alguns alimentos ricos nesse nutriente são: damasco, amêndoa, leite, salmão, gérmen de trigo e farinha de aveia.

Além dos cuidados com a alimentação é fundamental que sejam evitadas substâncias que são entendidas como ameaças para o organismo como álcool e cigarro, não sendo recomendado também ficar muitas horas sem comer.

Outra forma muito eficiente de normalizar a produção do cortisol é a prática de atividade física regularmente.

Reflexão de Keith Cheli Kanasawa, chef da KeroBistroEmCasa

insta: kerobistroemcasa

https://www.facebook.com/kerobistroemcasa

saude,food,comida,emagrecer,fitness,reeducaçãoalimentar,comidadeverdade,nutrição,comidasaudavel,dieta,saudável,emagrecercomsaude,comidasana,saúde,comidasaludable,perderpeso, comidafit,emagrecercomendo,nutricao,comidacaseira,emagrecersaudavel, vidasaudavel,emagrecercerto,fitnesslife,instafood,comidafit,healthyfood,vidasaudavel,comidaboa,emagrecercomsaudesempre,comerbemfazbem,comerconsciente,comidadeverdadesempre,nutrilowcarb,nutriçãofuncional,longevidade,longevidadesaudável,estarbem,estilodevidasaudável,estilopaleo,paleoprimal,saúdeebemestar,saudavelenatural,felizcomvoce,nutriçãofuncional,nutrientes,nutrircomamor,autocuidadoconsciente,autoestimaelevada,saúdeemocional,cuidadoindividualizado

Published by Keith Cheli Kanasawa

Gastrônoma e Relações Públicas de formação, tenho muitas paixões, entre elas corrida de rua, comida, fotografia, jardinagem, marketing digital e escrever.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: