Senso de Pertencimento aumenta em 56% o desempenho do trabalho e reduz em 50% o risco de rotatividade

O que é Pertencimento?

Ato ou efeito de pertencer, de fazer parte (de) ou de ser relativo (a)*

A importância do senso de pertencimento me foi explicada pela Mariza Silva, quando estávamos decidindo o nome do Blog. Ela enfatizou o quanto estava sendo importante para ela fazer parte de um grupo de apoio a mulheres com câncer.

Estudos apontam que a participação em um grupo de apoio diminui a ansiedade e a depressão vividas por pessoas com câncer, aumentando suas chances de sobrevivência a longo prazo.

Para que o senso de pertencimento seja construído é necessário afeto, planejamento, escuta, diálogo e o exercício da empatia.

O senso de pertencimento melhora interações pessoais

Agir é fundamental: acreditar e se importar com o interlocutor. Dar boas vindas as pessoas novas, oferecer ajuda, pedir opiniões diferentes, instigar diálogos, ser intencionalmente aberto ao novo e diferente.

Pratique a escuta efetiva: concentre-se na pessoa, olho no olho, entenda e repita seu entendimento para confirmar se sua percepção está correta e sorria. Basta um sorriso para que tudo se torne possível!

No mundo corporativo a Diversidade, Inclusão e Pertencimento estão sendo discutidos abertamente e tendo a devida importância.

O senso de pertencimento aumenta em 56% o desempenho no trabalho, e reduz em 50% o risco de rotatividade numa empresa!! **

Promover a igualdade de gênero é um dos pilares da GE, empresa que trabalho há 23 anos. Desde 1997, contamos com a iniciativa Women’s Network – organização mundial formada por 150 grupos em 43 países e liderada pelas próprias funcionárias, com foco em oferecer suporte e desenvolvimento a milhares de mulheres que trabalham na GE.

O voluntariado é motivado para atender às necessidades de cada comunidade onde a companhia está presente e convida os funcionários a construir laços mais fortes nos locais em que vivem e trabalham. Nossos funcionários realizam mais de 1 milhão de horas de serviço voluntário todos os anos.

O Hub PCDs (Pessoa com Deficiência) cria uma cultura de inclusão, aumentando a conscientização e o entendimento sobre pessoas com deficiências no ambiente de trabalho.

A aliança GLBTQAI+ fomenta a inclusão criando uma cultura e um ambiente de respeito à expressão individual, onde o funcionário se sente confortável, não importando seu gênero ou orientação.

O African American Forum oferece aos funcionários de origem afroamericana oportunidades de aprendizado, treinamento, mentoria e integração, bem como chances de fazer a diferença em suas comunidades por meio do voluntariado. O fórum visa atrair, desenvolver, inspirar e promover o talento afroamericano dentro da GE.

Estes são exemplos de grupo de afinidade que trazem o senso de pertencimento dos colaboradores à empresa.

Recomendo o seguinte curso que fiz há pouco em inglês: DIB – Diversity, Inclusion, and Belonging por Pat Wadors no LinkedIn: https://www.linkedin.com/learning/diversity-inclusion-and-belonging-2/dibs-an-introduction?u=58256457 . O link do curso dublagem para o português é https://www.linkedin.com/learning/diversidade-inclusao-e-senso-de-pertencimento/boas-vindas?u=58256457

E você? Está praticando o senso de pertencimento nos seus grupos sociais e na empresa?

Alguns temas abordados no Blog que são convites a diálogos: Como enfrentei o tratamento de câncer, Existe cabelo bom ou ruim? ,  Homossexualidade, por que é importante se posicionar?, Racismo estrutural no Brasil , Empatia ‘em ação’: doação de cabelo, Empatia cognitiva: habilidade de entender o ponto de vista da outra pessoa , Xenofobia em São Paulo, Bebê Prematuro: o risco de morte a qualquer momento se converteu em um milagre , Venci o câncer no cólon do útero

Reflexão de Karla Cheli Kanasawa

* pertencimento in Dicionário infopédia da Língua Portuguesa [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2021. 

** fonte em inglês: Harvard Business Review,https://hbr.org/2019/12/the-value-of-belonging-at-work

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: