Empatia cognitiva: habilidade de entender o ponto de vista da outra pessoa

Recentemente visitei a Fundação Lymington, uma ONG que mantém um criadouro conservacionista e científico de aves, visando a manutenção e reprodução de espécies de aves ameaçadas de extinção para reintrodução na natureza.

Bill Wittkoff, co-fundador, há 60 anos no Brasil, é apaixonado por aves.

Bill, no auge dos seus 85 anos, cativou-me por seu brilho nos olhos e amor com que fala sobre a riqueza da natureza no Brasil, ‘o tesouro que temos e não valorizamos’ e a passividade dos brasileiros. Bill deseja que cada um de nós seja protagonista da mudança que deseja no mundo e que as aves estejam livres, sem ameaças.

Interessante conhecer um ativista tão apaixonado e, através de uma conversa educativa e reflexiva, entender sua paixão, seu ponto de vista e aprender algo, admirando sua jornada de vida e dedicação à preservação em um país onde é estrangeiro.

Moro em Cotia e adoro ver e ouvir as maritacas voando pela região. Confesso que nunca dei atenção às araras e à ameaça de extinção de espécies, como a arara azul. Depois da interação com o Bill, desenvolvi um olhar para essa riqueza natural que temos.

Comece 2021 com uma lista de 2 ou 3 pequenos objetivos como táticas para realizar seus sonhos, que são seus objetivos maiores. Execute-os ao longo do ano. Repita esse processo de planejamento e execução. Reveja e reafirme os sonhos. Com o passar do tempo você verá que, ao longo de sua vida, terá entregue algo significativo como o Bill, que criou e soltou, junto com a esposa Linda, mais de 100 aves em extinção no Brasil.

Saiba mais sobre o excelente trabalho deles em www.fundacaolymington.org e www.facebook.com/fundacaolymington/

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: