Adote o “safe carb”

Ouvi esta curiosa expressão de uma renomada nutricionista que tem como propósito desmistificar o papel do carboidrato, relembrando às pessoas que ele é um nutriente essencial para nosso corpo e que sua deficiência pode gerar muitos problemas à saúde no médio e longo prazo.

Ela usa esse termo para incentivar as pessoas a buscarem fontes seguras de carboidratos, evitando produtos como o trigo transgênico, que carrega em sua composição proteínas tóxicas resultantes da manipulação de plantas que jamais teriam cruzamentos na natureza, por pertencerem à continentes diferentes e que é a base de 90% dos alimentos ultraprocessados que temos no mercado brasileiro. O alerta também vale para o milho transgênico.

De uma forma geral, evite carboidratos refinados oriundos dos alimentos que já estão prontos para o consumo.

Simplicidade é a palavra de ordem quando pensamos em uma alimentação equilibrada. Mandioca, batata doce, tapioca, inhame e araruta são exemplos de alimentos amplamente encontrados em nosso território e que servem como base alimentar, assim como o arroz integral e as leguminosas como o feijão, que se complementam fornecendo também uma excelente fonte de proteína vegetal. Raízes como a batata, mandioquinha, cará e cereais como a quinoa e o amaranto, que possuem perfil aminoácido equivalente às proteínas de origem animal, são ótimas opções se queremos fazer escolhas inteligentes.

Mais do que simples fontes de carboidratos, as frutas são ricas em vitaminas, minerais, compostos bioativos e enzimas, além de serem reguladoras por direcionarem os macronutrientes para o seu destino correto no organismo.

Texto de Keith Cheli Kanasawa

insta: kerobistroemcasa

https://www.facebook.com/kerobistroemcasa

@kerobistroemcasa

Published by Keith Cheli Kanasawa

Gastrônoma e Relações Públicas de formação, tenho muitas paixões, entre elas corrida de rua, comida, fotografia, jardinagem, marketing digital e escrever.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: