Você sabia que foi detectado que pela primeira vez na história estamos passando por um processo de redução nos níveis de QI das novas gerações em relação às pessoas mais velhas?
Esses estudos apontam que os jovens que cresceram sob a influência das mídias digitais estão apresentando um déficit de linguagem, concentração, memória, cultura (conhecimento que organiza a compreensão do mundo) e queda no desempenho acadêmico.
São apontadas como causas para esse fenômeno: diminuição das interações intrafamiliares, do tempo dedicado à arte e cultura; hiperestimulação cerebral levando a distúrbios de concentração, aprendizagem, queda na qualidade do sono e impulsividade; subestimulação intelectual, que impede o cérebro de desenvolver todo o seu potencial; e o sedentarismo excessivo que, além do desenvolvimento corporal, influencia a maturação cerebral.
Mas existem alimentos que nos auxiliam na reversão desse quadro. São eles:
Gorduras: funcionam como matéria-prima da vitamina D, indispensável à saúde mental. Sua deficiência aumenta o risco de depressão e demência. Azeite de oliva, óleo de coco, manteiga, ovo, abacate, castanhas, sementes e peixes gordos são boas fontes desse nutriente.

Fibras prebióticas: as fibras não digeríveis servem de comida para a microbiota responsável pelo bom funcionamento do intestino, que regula a produção de diversos hormônios que afetam nossa função neurológica. Folhas verdes, brócolis, couve-de-bruxelas, alcachofra, cogumelo, feijões, vagens, grão-de-bico, cebola, alho, aspargo, aipo, alho-poró, pimentão, pepino, tomate, abobrinha, abóbora, berinjela e limão são indicados para o adequado consumo dessas fibras.
Probióticos: regula a liberação de hormônios como a insulina (leva a glicose do sangue para as células, servindo como fonte de energia), evitando que hajam picos, o que causaria queda nos níveis de açúcar e gerando mal estar físico e cansaço mental. Iogurte, leite, kefir e chucrute são alimentos fonte de probióticos.
Reflexão de Keith Cheli Kanasawa, chef da KeroBistroEmCasa
insta: kerobistroemcasa