Fatores que causam inflamação

Em nosso dia a dia estamos constantemente expostos a agentes agressores, mas um corpo saudável já está “programado” para lidar com esses ataques e neutralizar seus efeitos nocivos. O problema está no fato de que nossa vida cotidiana acaba nos levando a desenvolvermos hábitos e a consurmirmos alimentos que favorecem processos inflamatórios, fazendo com que essas agressões ocorram de forma contínua.

Passar longos períodos sem comer e ingerir uma grande quantidade de comida de uma única vez, o alto consumo de carboidratos refinados, ultraprocessados e de proteínas (comer sem carboidrato é tão prejudicial quanto consumi-lo em excesso), tomar pouca água, consumir poucos vegetais, como frutas, verduras e legumes, comer com pressa (entenda que esse período é um investimento em sua saúde e não desperdício de tempo), não ingerir cereais integrais com uma frequência adequada e o consumo proteínas de difícil absorção são atitudes presentes na rotina da maioria das pessoas.

Tudo isso pode ser piorado quando apresentamos distúrbios digestivos, com sintomas de comida parada, sensação de estufamento e refluxos, sinais de que o corpo não está conseguindo processar adequadamente os alimentos.

Isso reflete em um aumento de proteínas mal digeridas associada com baixa absorção de vitaminas e minerais, podendo levar a um quadro de inflamação crônica e de insuficiência vitamínica.

Ao contrário do que acredita o senso comum, devemos nos atentar mais a esses fatores do que ao volume de comida que consumimos diariamente.

Texto de Keith Cheli Kanasawa

insta: kerobistroemcasa

https://www.facebook.com/kerobistroemcasa

@kerobistroemcasa

Published by Keith Cheli Kanasawa

Gastrônoma e Relações Públicas de formação, tenho muitas paixões, entre elas corrida de rua, comida, fotografia, jardinagem, marketing digital e escrever.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: