Sabemos da importância de uma dieta balanceada, rica em nutrientes. Mas o que muitos de nós ainda não têm consciência de que existem fatores que interferem diretamente na forma como absorvemos essas substâncias.
Ou seja, se não cuidarmos de determinados aspectos corremos o risco de nos alimentarmos sem nos nutrirmos.
Existem momentos da vida em que as necessidades nutricionais sofrem alterações. Em uma gestação, quando estamos em fase de crescimento e na lactação, por exemplo. Mas fatores compreendidos como estresses pelo organismo também podem afetar essa absorção.
Alimentos, bebidas, medicamentos e até mesmo suplementos podem tanto impedir uma absorção adqueda quanto “mandar embora” nutrientes.

Vitaminas e minerais possuem ações definidas e intransferíveis. Se não bem absorvidas causam uma série de disfunções que ainda não são detectáveis através exames de sangue ou de imagem. E o que nos resta é a percepção de que algo não funciona como deveria.
Ao consumirmos alimentos difíceis de digerir, tais como laticínios, carnes processadas, comida gordurosa, bebidas alcoólicas ou ricas em cafeína, que são vistos pelo organismo como agentes agressores, da mesma forma que um vírus ou bactéria, nosso sistema imunológico é acionado.
Há uma sobrecarga desse sistema pois tudo o que chega ao intestino sem uma correta ação do ácido clorídrico no estômago pode causar inflamações nas paredes intestinais, afetando sua permeabilidade.
Assim acabamos suscetíveis ao ataque de toxinas, fungos e bactérias pois o organismo perde sua capacidade de distinguir e barrar tudo o que é nocivo ao nosso corpo.
Texto de Keith Cheli Kanasawa
insta: kerobistroemcasa
https://www.facebook.com/kerobistroemcasa
@kerobistroemcasa