Dietas sem carne e a ingestão de nutrientes

De acordo com inúmeras vertentes científicas os vegetais são apontados como excelentes fontes de fibras, antioxidantes e compostos bioativos. Mas muitos de nós ficam em dúvida sobre a hipótese de não ingerir carne e com isso comprometer uma ingestão adequada de todos os nutrientes que necessitamos.

Os vegetais como tremoço, feijão, lentilha, grão-de-bico, quinoa, soja, ervilha, nozes, chia, amêndoas, brócolis, espinafre e aspargo são alguns exemplos de alimentos ricos em proteína, ferro, zinco e fibras que por si só já garantem um bom aporte dessas substâncias.

A única vitamina não está presente no reino vegetal é a B12, sendo que sua deficiência pode gerar doenças cardiovasculares, má formação do feto durante a gestação, fraqueza e formigamentos nas extremidades, fadiga, problemas digestivos, comportamentais e neurológicos. Para compensar essa ausência o que não faltam no mercado são opções de suplementos, basta consultar um especialista para saber qual a melhor forma de consumir esse nutriente.

Já o cálcio é encontrado nos leites vegetais enriquecidos com ele. Caso opte por consumir esses leites feitos de forma caseira é possível acrescentar citrato de cálcio na formulação.

Uma excelente fonte de ômega-3 de origem vegetal é a linhaça, que pode ser consumida in natura ou na forma de óleo. Uma colher de chá por dia já é o suficiente.

Texto de Keith Cheli Kanasawa

insta: kerobistroemcasa

https://www.facebook.com/kerobistroemcasa

@kerobistroemcasa

Published by Keith Cheli Kanasawa

Gastrônoma e Relações Públicas de formação, tenho muitas paixões, entre elas corrida de rua, comida, fotografia, jardinagem, marketing digital e escrever.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: