Segundo pesquisa da Pulses Vittude, 81% dos brasileiros se declaram exaustos, além disso o Brasil aparece em um raking comparativo como o terceiro país mais “cansado” do mundo, sendo que estamos apenas na oitava posição entre os países que mais trabalham.
Isso sinaliza que nossos hábitos diários estão jogando contra nossa produtividade, que toda essa percepção de esforço não significa que fazemos muito e sim que desperdiçamos energia em atividades que nos prejudicam e deixamos de lado atitudes rotineiras que nos dariam mais “gás” para enfrentar as situações da vida.
Mas se formos capazes de nos atentar aos quatro pilares da saúde segundo a Ayurveda podemos reverter essa tendência e melhorar significativamente nossa percepção de bem estar.
Alimentação: Quantas vezes comemos coisas que sabemos que nos fazem mal? Caímos nesse erro pois temos uma mentalidade de curto prazo. Antes de cedermos a desejos momentâneos, perguntemos-nos o que queremos criar para a nossa saúde no futuro. Uma sugestão é fazer um diário alimentar ao longo de uma semana tomando nota dos alimentos consumidos, horários e como se sentiu após as refeições. Com esse material em mãos observe que existem escolhas assertivas que deveriam ocorrer com mais frequência e procurar aos poucos ir diminuindo o consumo de tudo o que for negativo.
Sono: Associado pela nossa sociedade com a falta de produtividade, muitas vezes ele é negligenciado causando problemas como insônia e ansiedade entre outros distúrbios neurológicos. O uso abusivo de eletrônicos antes de dormir e ao acordar também interfere diretamente na qualidade do sono. Veja seu quarto como um templo de descanso e elimine tudo que o prejudica.

Movimento: É a natureza do corpo humano. Sem isso adoecemos. Todo tipo de esforço conta, caminhar ao invés de usar veículos para resolver questões do dia a dia, fazer faxina, subir mais vezes escadas e assim por diante.
Silêncio: Comece observando a própria respiração e seus pensamentos. O que não faltam são vídeos gratuitos no Youtube ensinando diversas técnicas de meditação. Não custa tentar, é mais fácil do que se imagina.
Texto de Keith Cheli Kanasawa
insta: kerobistroemcasa
https://www.facebook.com/kerobistroemcasa
@kerobistroemcasa