O sequenciamento do genoma humano em 2000 revolucionou a forma como a comunidade científica vê os impactos da alimentação em nossa saúde. Desde então se compreende a modulação epigenética como a interferência de fatores internos e externos tais como dieta alimentar, microbiota, estado emocional, interações sociais, exposição à doenças, agentes tóxicos e drogas, atividade física, ritmo cicardiano e acesso a tratamentos de medicina alternativa.
Os avanços nos estudos dos polifenóis mostrou que estes compostos naturais amplamente encontrados em alimentos vegetais modificam a atividade do DNA corrigindo problemas na epigenética da pessoa. Ou seja, literalmente somos o que comemos.

Atualmente, é possível através de exames genéticos determinar qual é a melhor abordagem nutricional para a prevenção de doenças que poderiam manifestar-se ao longo da vida de um indivíduo. Essa seria a chave para evitar muitos cânceres, tumores e doenças cardiovasculares.
Sendo a Ayurveda um sistema de cuidados de saúde orientado para a prevenção de problemas de saúde que surgiu na Índia há mais de 5 mil anos, ela tem se mostrado como uma excelente aliada nesse esforço para não se ativar os genes portadores de doenças. Esses textos clássicos ressaltam o poder curativo dos alimentos, referenciando a nutrição como o “grande remédio” ayurvédico.
insta: kerobistroemcasa
https://www.facebook.com/kerobistroemcasa
@kerobistroemcasa
#saude #food #comida #emagrecer #fitness #reeducaçãoalimentar #comidadeverdade #nutrição #dieta #saudável #emagrecercomsaude #comidasana #saúde #comidasaludable #perderpeso #emagrecersemsofrer #emagrecercomendo #nutricao #comidacaseira #emagrecersaudavel #vidasaudavel #emagrecercerto #fitnesslife #instafood #comidafit #healthyfood #comidaboa #mindfuleating #habitossaudaveis #comerconsciente