Epigenética, polifenóis e Ayurveda

O sequenciamento do genoma humano em 2000 revolucionou a forma como a comunidade científica vê os impactos da alimentação em nossa saúde. Desde então se compreende a modulação epigenética como a interferência de fatores internos e externos tais como dieta alimentar, microbiota, estado emocional, interações sociais, exposição à doenças, agentes tóxicos e drogas, atividade física, ritmo cicardiano e acesso a tratamentos de medicina alternativa.

Os avanços nos estudos dos polifenóis mostrou que estes compostos naturais amplamente encontrados em alimentos vegetais modificam a atividade do DNA corrigindo problemas na epigenética da pessoa. Ou seja, literalmente somos o que comemos.

Atualmente, é possível através de exames genéticos determinar qual é a melhor abordagem nutricional para a prevenção de doenças que poderiam manifestar-se ao longo da vida de um indivíduo. Essa seria a chave para evitar muitos cânceres, tumores e doenças cardiovasculares.

Sendo a Ayurveda um sistema de cuidados de saúde orientado para a prevenção de problemas de saúde que surgiu na Índia há mais de 5 mil anos, ela tem se mostrado como uma excelente aliada nesse esforço para não se ativar os genes portadores de doenças. Esses textos clássicos ressaltam o poder curativo dos alimentos, referenciando a nutrição como o “grande remédio” ayurvédico.

insta: kerobistroemcasa

https://www.facebook.com/kerobistroemcasa

@kerobistroemcasa


#saude
 #food #comida #emagrecer #fitness #reeducaçãoalimentar #comidadeverdade #nutrição #dieta #saudável #emagrecercomsaude #comidasana #saúde #comidasaludable #perderpeso #emagrecersemsofrer #emagrecercomendo #nutricao #comidacaseira #emagrecersaudavel #vidasaudavel #emagrecercerto #fitnesslife #instafood #comidafit #healthyfood #comidaboa #mindfuleating #habitossaudaveis #comerconsciente

Published by Keith Cheli Kanasawa

Gastrônoma e Relações Públicas de formação, tenho muitas paixões, entre elas corrida de rua, comida, fotografia, jardinagem, marketing digital e escrever.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: