Também conhecido como ritmo cicardiano é o nosso relógio biológico responsável por regular processos do corpo como o sono, metabolismo e produção de hormônios como a melatonina e o cortisol.
O cortisol é produzido naturalmente pelo corpo ao amanhecer, quando somos expostos à luz solar, sendo sua principal função recrutar energia para situações de estresse.
Já a produção de melatonina ocorre ao final do dia, estimulada pelo cair da noite e é responsável pela qualidade do sono, fortalece o sistema imune, reduz a produção de ácido gástrico e regula o sistema nervoso.
Um fato preocupante que estudos têm mostrado é uma tendência de fazer as refeições tarde da noite, conhecida como Síndrome do Comer Noturno (SCN).

Quando há uma alta ingestão calórica associada com má alimentação pode gerar desequilíbrios no humor, no peso, na autoestima e na produção hormonal, fazendo a melatonina diminuir causando insônia, o cortisol aumentar dando origem a doenças como diabetes, hipertensão arterial, depressão, além de gerar um acúmulo de gordura abdominal.
Outros hormônios que sofrem diminuição são a serotonina (responsável pelas funções cognitivas, atua como regulador do sono, humor, apetite, ritmo cardíaco e da respiração) e a leptina, um regulador natural da fome, que sua baixa vem sendo associada ao sobrepeso.
Orientações de Keith Cheli Kanasawa, chef da KeroBistroEmCasa
insta: kerobistroemcasa