O que é “nutricionismo”?

Recentemente fui apresentada ao termo acima e como sou muito interessada pela origem das palavras gostaria de compartilhar com vocês sobre o que aprendi com o significado dela.

Neste mundo em que temos uma internet muito veloz, com buscadores eficientes como o Google, essa facilidade de acesso pode nos causar uma grande confusão ao sermos expostos a quantidade infinita de informações.

O termo “nutricionismo” foi criado justamente para descrever esse excesso de informação, quando passamos a reduzir os alimentos a meros nutrientes.

Poucas são as pessoas que desconhecem, por exemplo, que pães são fontes de carboidratos, ou então, que abacate contém gordura boa e assim por diante.

Acredito que isso faz com que nos tornemos até um tanto neuróticos, nos esquecendo de que o ato de comer é algo tão natural como respirar. Sem contar a cobrança que muitos de nós temos sobre nosso próprio corpo, que exigimos determinados padrões estéticos incompatíveis com a nossa natureza.

E tanta cobrança gera uma relação de culpa com o ato de comer.

Outro fator preocupante foi constatar que para o tal “nutricionismo” há uma superficialidade em lidar com os componentes dos alimentos, não se importando tanto com os nutrientes que eles possuem e apenas focando em cálculos calóricos.

Tecnicamente, um bombom e uma banana possuem quantidades equivalentes de calorias, mas o impacto na sua saúde ao ingerir cada um desses alimentos será completamente diferente.

Reflexão de Keith Cheli Kanasawa, chef da KeroBistroEmCasa

insta: kerobistroemcasa

https://www.facebook.com/kerobistroemcasa

saude,food,comida,emagrecer,fitness,reeducaçãoalimentar,comidadeverdade,nutrição,comidasaudavel,dieta,saudável,emagrecercomsaude,comidasana,saúde,comidasaludable,perderpeso, comidafit,emagrecercomendo,nutricao,comidacaseira,emagrecersaudavel, vidasaudavel, emagrecercerto,fitnesslife,instafood, comidafit, healthyfood, vidasaudavel, comidaboa

Published by Keith Cheli Kanasawa

Gastrônoma e Relações Públicas de formação, tenho muitas paixões, entre elas corrida de rua, comida, fotografia, jardinagem, marketing digital e escrever.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: