Embora existam divergências entre especialistas sobre a quantidade de refeições que devemos fazer, em uma coisa todos concordam: precisamos dar uma pausa na alimentação para o organismo executar funções que não são possíveis quando estamos com comida em nosso trato digestivo.
E isso vale para quando cometemos abusos nas refeições.
O ideal é evitarmos que eles ocorram, cuidando da quantidade, qualidade e da frequência alimentar, mas sabemos que às vezes acabamos comendo mais do que deveríamos.
Nesse caso, segundo a Ayurveda, a orientação é procurar dar tempo para que nosso organismo faça a digestão desses alimentos. Inclusive é sugerido seguir o protocolo do jejum intermitente clássico, onde se faz uma refeição e espera seis horas antes de se alimentar novamente, concluindo a janela de alimentação daquele dia.

Uma dica para quem considera esse tempo sem comer muito extenso é usar o período da madrugada para realizar esse intervalo. Basta respeitar a regra de não se alimentar durante 8-12h consecutivas.
Outra orientação para ajudar o sistema digestivo a trabalhar melhor é usar o chá de gengibre, que pode ser da raiz fresca caso não tenha objeções de saúde. Já a versão em pó pode ser usada por todos sem riscos. Dilua uma colher de sopa de gengibre em um litro de água quente e beba ao longo do dia. Pode acrescentar também um pouco de canela e cúrcurma à mistura.
Texto de Keith Cheli Kanasawa
insta: kerobistroemcasa
https://www.facebook.com/kerobistroemcasa
@kerobistroemcasa