A resistência à insulina é apontada como uma das causas de doenças crônicas não transmissíveis. Mas muita gente não sabe que ela poderia ser evitada com hábitos alimentares saudáveis, regularidade na prática de atividades físicas e o controle sobre a exposição ao estresse físico, mental e emocional.
Diabetes tipo 2, obesidade, hipertensão, alterações no colesterol, triglicérides e ácido úrico, ovário policístico e AVC estão diretamente relacionados com essa disfunção do corpo.
Nosso organismo é constituído por aproximadamente 100 trilhões de células que possuem ao menos 45 tipos diferentes de nutrientes.
Os micronutrientes, tais como vitaminas e minerais juntamente com o ômega 3, executam naturalmente nessas células funções digestivas, circulatórias, antialérgicas, antiinflamatórias, antioxidantes, desintoxicantes, anticancerígenas, imunomoduladoras e neuromoduladoras. A produção de hormônios, incluindo o da insulina, células de defesa (são a base do controle inflamatório) e todas as enzimas estão diretamente relacionadas com esse processo.
Ou seja, nosso corpo funciona à base de todas essas substâncias. E a obtenção dessa “matéria-prima” ocorre através da alimentação.
Mas se vivemos em uma era em que a grande maioria da população possui facilidade de acesso aos alimentos por que ainda existem tantas pessoas que sofrem desse distúbio?
Quando falamos de macronutrientes, que são as proteínas, carboidratos e gorduras é muito mais provável que em nossa dieta cotidiana acabamos até as consumindo em excesso. Já não podemos dizer o mesmo sobre os fitoquímicos e micronutrientes.

Por isso é tão importante que frutas, verduras e legumes sejam a base de nossa alimentação. Uma boa dica é abusar da diversidade de cores, pois são um bom indicativo de que estamos ingerindo nutrientes diferentes. Outro ponto importante é cuidarmos bem da saúde de nosso intestino para garantirmos a correta absorção desses compostos químicos.
Texto de Keith Cheli Kanasawa
insta: kerobistroemcasa
https://www.facebook.com/kerobistroemcasa
@kerobistroemcasa