Fome física x fome emocional

Diante de tantas adversidades e de mudanças que temos passado nesses últimos tempos, não é de se admirar que a nossa relação com a alimentação sofra oscilações e acabamos por nos questionar se a origem de nossa fome seja real ou emocional. Ambas apontam indícios a serem observados que nos auxiliam a refletir sobre as diferenças entre cada um dos casos. São eles:

Fome real: estômago roncando e outros sintomas físicos como dor de cabeça e fraqueza; consideramos as opções de alimentos disponíveis; a sensação de fome aumenta aos poucos e após comer sentimos saciedade.

Fome emocional: ausência de sinais físicos; desejo por alimentos específicos; acontece pouco tempo depois de uma refeição; há necessidade de um grande volume e urgência. O alimento é usado como uma compensação por um desconforto emocional.

Embora a fome emocional de forma isolada não seja considerada uma compulsão alimentar, ela pode ser um gatilho para um episódio compulsivo. Estamos suscetíveis a momentos em que usamos a comida como uma válvula de escape, mas o problema está quando perdemos controle, no exagero e em situações recorrentes.

Caso observe que isso esteja ocorrendo com frequência procure ajuda profissional. Psicólogos e nutricionistas podem auxiliar bastante na solução dessas questões e orientar a forma correta de lidar com sua alimentação.

Orientações de Keith Cheli Kanasawa, chef da KeroBistroEmCasa

insta: kerobistroemcasa

https://www.facebook.com/kerobistroemcasa

Published by Keith Cheli Kanasawa

Gastrônoma e Relações Públicas de formação, tenho muitas paixões, entre elas corrida de rua, comida, fotografia, jardinagem, marketing digital e escrever.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: