Catabolismo e anabolismo

São duas reações relacionadas ao metabolismo, processo bioquímico responsável por diversas funções essenciais à vida, como reprodução, crescimento e reparação de danos causados ao organismo.

Anabolismo é a fase em que há a reconstrução do tecido muscular, que pode ser estimulada através da prática de atividades físicas regulares e da ingestão de proteínas. Outro fator que influencia nesse processo é a regularidade do sono.

Já o catabolismo é a quebra de móleculas mais complexas para gerar outras mais simples, provendo energia ao corpo e auxiliando em outras funções, como no controle da temperatura corporal e do ritmo cardíaco.

O interessante para quem deseja um ganho de massa muscular seria estimular um aumento na fase de anabolismo, que pode ser obtido com o trabalho de força, através de atividades como a musculação.

As proteínas também exercem um papel importante nesse processo, sendo recomendado que sua ingestão seja distribuída ao longo do dia.

Uma dica é incluir ovos no café da manhã e no lanche da tarde, seja in natura ou usando-os em receitas combinados com fontes de fibras, vitaminas, minerais e carboidratos.

Iogurtes e outros laticínios, bem como carnes magras (peixes e aves) são ótimas alternativas de aumentar o consumo de proteínas.

Orientações de Keith Cheli Kanasawa, chef da KeroBistroEmCasa

insta: kerobistroemcasa

https://www.facebook.com/kerobistroemcasa

Published by Keith Cheli Kanasawa

Gastrônoma e Relações Públicas de formação, tenho muitas paixões, entre elas corrida de rua, comida, fotografia, jardinagem, marketing digital e escrever.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: