Compreenda que todas as pessoas que já passaram pela sua vida trouxeram muitos aprendizados, independentemente se fizeram coisas boas ou ruins para você. Todas elas têm o seu valor, por mais que não consiga gostar de algumas delas.
Temos o péssimo hábito de julgar os demais, criticando ou elogiando. Isso é um grande erro, pois todos que participaram de nossa jornada tiveram o mesmo peso em termos de aprendizado.
Para trilhar o caminho da prosperidade é fundamental que faça as pazes com o seu passado, entenda o papel que cada pessoa desempenhou em sua vida e perdoe, ainda mais se quem precisa desse perdão seja você mesmo.
Uma forma de facilitar esse exercício é usar a sigla CHA para classificar todos que fizeram parte da sua trajetória. Divida uma folha de papel em três colunas:
C(onsideração) – de quem gosta e por quem sustenta o sentimento de gratidão
H(onra) – de quem não gosta e não tenha boas lembranças
A(mor) – todos aqueles que estão no seu coração
Agora foque na coluna da honra. Saiba que foram essas pessoas que lhe trouxeram os maiores aprendizados. É bem provável que por muito tempo tenha sustentado por elas mágoas, tristezas e dores. Mas agora é hora de transmutar esses sentimentos por honrar a existência delas em seu passado. Tudo o que lhe aconteceu fez a pessoa que você é hoje.

Entenda que honrar nada tem a ver com amar. Aprenda a dar o devido valor ao papel delas e seja capaz de enxergar o quanto elas lhe tornaram forte e tudo o que lhe ensinaram.
#souhortelã
Reflexão de Keith Cheli Kanasawa, chef da KeroBistroEmCasa
insta: kerobistroemcasa