Segundo especialistas, o nosso cérebro consome em média de 60% a 80% do total de energia do nosso corpo. E para poupar energia ele cria rotinas – atividades que fazemos praticamente no “piloto automático”, pois aprender, tomar decisões ou fazer diferente é muito desgastante.
E uma boa forma de driblar esse mecanismo cerebral e facilitar a instalação de novos hábitos, é se atentando à três pontos:
1º Ter clareza do que precisa fazer, criar um plano de ação;
2º Sentir alegria e leveza no que está fazendo;
3º Encaixar esse novo hábito na sua rotina sendo coerente, nada de incluir algo muito diferente do que já faz normalmente.

Outro ponto importante a se observar é que não devemos buscar várias mudanças simultaneamente, pois isso sobrecarregará o cérebro e estaremos fadados ao fracasso. O mais inteligente seria fazer uma lista de tudo aquilo que gostaríamos de mudar, definir quais são os novos hábitos que desejamos implementar e adicioná-los à nossa rotina um a um.
O estudo sobre a prosperidade é um excelente hábito a ser instalar. Para isso use a sua criatividade para o tornar divertido, claro e encaixado na sua rotina.
Reflexão de Keith Cheli Kanasawa, chef da KeroBistroEmCasa
insta: kerobistroemcasa