Os perigos do uso de adoçantes

De acordo com pesquisa da Universidade do Sul da Austrália, o uso de adoçantes artificiais pode provocar inúmeros problemas de saúde, como sobrepeso, doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2 e infertilidade.

Existem muitos estudos em andamento que estão comprovando que essas substâncias promovem a resistência à insulina, hormônio responsável pelo transporte da glicose do sangue para as células onde será usada como fonte de energia. Quando há um desequilíbrio nessa função aumentam as chances de se ter doenças cardíacas, obesidade, derrames e diabetes.

Outro fator que chama bastante a atenção nesses estudos é que alimentos que carregam esses ingredientes estimulam uma predileção dos seus usuários por comidas intensamente adocicadas, o que coloca em risco quaisquer tentativas de se manter uma dieta saudável.

O equilíbrio da microbiota intestinal também é altamente comprometido, o que pode gerar obesidade, problemas gastrointestinais, alergias, doenças autoimunes e prejudicar nossa imunidade.

Aliás, o intestino é considerado nosso segundo cérebro pois lá são produzidos os lactobacilos responsáveis por metabolizar nutrientes, defender o nosso corpo de bactérias ruins e sintetizar substâncias importantes como a serotonina, um neurotransmissor que ajuda no controle do humor que quando descompensado a pessoa fica irritada, mal-humorada, ansiosa, entre muitos outros transtornos. Por isso, quando o intestino está bem, todo corpo funciona bem também.

Orientações de Keith Cheli Kanasawa, chef da KeroBistroEmCasa

insta: kerobistroemcasa

https://www.facebook.com/kerobistroemcasa

Published by Keith Cheli Kanasawa

Gastrônoma e Relações Públicas de formação, tenho muitas paixões, entre elas corrida de rua, comida, fotografia, jardinagem, marketing digital e escrever.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: