Ao prepararmos um chá obtemos de forma potencializada as propriedades das plantas, podendo auxiliar nosso organismo com diversos benefícios, entre eles: diuréticos, laxantes, tranquilizantes, digestivos, antigripais e até emagrecedores.
O uso contínuo de chás promove a hidratação do corpo, diminui inchaços, melhora o funcionamento do intestino e o equilíbrio hídrico das células.
Alguns chás tem um potencial riquíssimo na prevenção de doenças graves, assim como no tratamento de patologias que, a primeira vista, parecem requerer somente o uso de medicamentos industrializados.
Os polifenóis antioxidantes contidos nos chás auxiliam tanto a imunidade quanto na prevenção do envelhecimento precoce. Gostaria de destacar dois tipos:
Chá verde: Abundante em catequinas, é associado à melhora cognitiva, controle da pressão arterial e dos níveis insulínicos. Também é conhecido pela sua ação emagrecedora pois estimula o metabolismo das gorduras, promovendo sua quebra. Vale destacar que o emagrecimento efetivo está ligado a um conjunto de hábitos saudáveis, incluindo alimentação e prática de atividade física. Rico em cafeína e com alto potencial estimulante o seu consumo precisa ser avaliado de acordo com a situação de cada indivíduo.

Chá de camomila: Rico em flavonoides, atua como regulador do intestino, o que impacta diretamente em nossa imunidade. Auxilia na redução do estresse e da ansiedade por possuir ação calmante e relaxante, o que é fundamental diante de tantos desafios que estamos passando atualmente.
Lembre-se de que assim como quaisquer outras substâncias os chás devem ser consumidos com moderação e sempre observando possíveis contraindicações. Em caso de dúvida consulte um profissional habilitado para orientá-lo.
Reflexão de Keith Cheli Kanasawa, chef da KeroBistroEmCasa
insta: kerobistroemcasa