Longevidade e Alimentação

Temos observado nas últimas décadas um considerável aumento na expectativa de vida da população mundial, decorrentes dos avanços na medicina e nos cuidados com a higiene, entre outros fatores econômicos.

Diante desse cenário, inúmeras pesquisas científicas ao redor do mundo estão comprovando cada vez mais a relação entre alimentação saudável e uma melhor qualidade de vida no processo de envelhecimento.

Isso significa consumir todos os macronutrientes (proteínas, gorduras, carboidratos) e micronutrientes (vitaminas e minerais) que o corpo precisa de forma balanceada. Nesse sentido, o Guia Alimentar para a População Brasileira, elaborado pelo Ministério da Saúde em parceira com a OMS e a USP, recomenda priorizar os alimentos naturais e frescos, utilizar óleos, gorduras, sal e açúcar em pequenas quantidades e limitar o consumo de alimentos processados.

A indústria alimentícia altera desfavoravelmente a composição nutricional dos alimentos aumentando o conteúdo de sódio e de calorias, eliminando fibras e nutrientes naturalmente presentes nos alimentos.

Aos poucos estamos redescobrindo os benefícios do contato com a natureza, do quanto nos faz bem hábitos alimentares mais simples. Acredito que através da ingestão somos capazes de absorver mais do que nutrientes dos alimentos.

Captamos a energia da comida, tanto procedente do seu processo de maturação quanto das pessoas que manipularam esse alimento para que se transformasse em uma refeição.

A física explica que tudo no universo é energia, o que muda é simplesmente sua concentração.

Devemos escolher com sabedoria os alimentos pois isso impactará diretamente no bom funcionamento do nosso organismo. E pensando em longevidade, precisamos ter consciência de que nossas escolhas alimentares definirão nossa saúde futura.

Optar por uma dieta balanceada é um investimento para um envelhecimento mais tranquilo, prevenindo doenças crônicas e outros transtornos de saúde.

Reflexão de Keith Cheli Kanasawa, chef da KeroBistroEmCasa

insta: kerobistroemcasa

https://www.facebook.com/kerobistroemcasa

Published by Keith Cheli Kanasawa

Gastrônoma e Relações Públicas de formação, tenho muitas paixões, entre elas corrida de rua, comida, fotografia, jardinagem, marketing digital e escrever.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: