O Poder das Palavras

As palavras têm poder e somos os únicos responsáveis em utilizá-las ao nosso favor para operar mudanças em nossos vidas. São ferramentas importantes na comunicação interna (diálogo interno) ou externa (fala + comportamento = comunicação com o mundo), para motivar ou desmotivar, preferencialmente pensadas para promover a positividade.

Na  PNL (Programação Neurolinguística) devemos focar no que pode trazer resultado positivo. Devemos canalizar nossas energias, que seriam desperdiçadas com nossas insatisfações, na mudança da nossa forma de pensar.

Em algumas situações não temos condições de controlar o exterior, mas podemos e devemos controlar o que sentimos e pensamos, essa é a nossa responsabilidade.

O que é PNL (Programação Neurolinguística)? 

A Programação Neurolínguistica, criada por Richard Bandler e John Grinder na California – EUA, é uma abordagem pseudocientífica que visa aproximar comunicação, desenvolvimento pessoal e psicoterapia.

Neuro – Refere-se a sensações, audição, tato e visão

Linguística – A forma como nos comunicamos

A Programação Neurolinguística permite que você reprograme e ressignifique a sua forma de se expressar/ comunicar, transmitindo segurança, positividade e determinação.

Lembremos que a linguagem não verbal (gestos e posturas), também é ponto fundamental no ato de se comunicar e transmitir mensagens a outras pessoas.

O nosso vocabulário determina nossos sentimentos e emoções e devemos ressignificar traumas ou situações de desconforto, utilizando-se de palavras positivas que encorajam, motivam e ajudam na conquista de objetivos, trazendo leveza e saúde a nossa vida.

O que você fala repetidamente, sua mente consciente recebe, guarda, ganha força e pode mudar a sua vida. Devemos, conscientemente, escolher as palavras para se expressar.

As Palavras possuem forças capazes de estimular, motivar, aproximar ou até mesmo para desmotivar, magoar, afastar e derrubar,  sendo assim, devemos pensar antes de falar para promovermos a positividade, pois dependendo de como falamos, podemos tanto agradar quanto desagradar a quem nos ouve. As frases negativas devem ser substituídas por frases de vitória, satisfação e encorajamento.

Se o nosso vocabulário é pobre e pessimista, assim será nossa vida. Se deseja abundância, paz e felicidade, inclua palavras positivas no seu diálogo interno e externo e avalie o resultado. Seu futuro depende das suas palavras!

O que devo fazer?

Antes de verbalizar, pense positivamente sobre algo que deseja comunicar. Exemplos:

  1. Substitua o “EU NÃO CONSIGO…”, utilize “EU VOU PEQUISAR E APRENDER A UTILIZAR TODOS OS RECURSOS DO MEU CELULAR”– A expressão negativa : EU NÃO CONSIGO USAR TODOS OS RECURSOS DO MEU CELULAR, coloca um bloqueio para que eu não tente fazer mudanças e transmite a minha mente que “eu não sou capaz”!
  2. “NÃO ESQUEÇA O GUARDA CHUVA, QUANDO SAIR”, o “NÃO” como primeira palavra da sua frase, certamente fará você não pegar o guarda chuva…que tal substituir por “LEVE O GUARDA CHUVA, QUANDO SAIR”.
  3. “EU NÃO TENHO HABILIDADES PARA ….”.o que acha da expressão: “SE DEDICAR-ME, POSSO APRENDER A ….”!

Quando pensamos e verbalizamos aquilo que é possível, inconscientemente, nos tornamos mais poderosos, pois além de acionar o estado emocional positivo, direcionamos nosso comportamento e esforços para atingir aquilo que desejamos e temos como objetivo.

Diante das crianças, se utilizarmos uma comunicação de  energia negativa, estaremos contribuindo para  que se tornem desencorajadas, inseguras , mas,  se utilizarmos palavras positivas para orientá-las, ajudaremos a serem crianças felizes, corajosas e com muita força para assumir suas vidas adultas.

As lembranças positivas acionam nossos gatilhos emocionais e nos tornam poderosos e encorajados para assumir mudanças e transformações em nossas vidas.

“A palavra pode ser fonte de beleza, de poesia, de criação, de amor, de vida, pode ser alimento para a alma e para o positivismo… Mas, como tudo nesse mundo, há um lado obscuro que oprime e tortura, que grita e estrangula”!   Autor desconhecido

Reflexões de Katia Lima

Psicóloga – Coach Pessoal e Profissional

Consteladora Familiar e Organizacional

CRP.: 06/31938-0

Instagram: @katialimaconstelacaofamiliarYoutube: https:/youtube.com/channel/UCgl_b92m3rdG4MDc5W6qOA

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: