Fome emocional

Desde a infância aprendemos à associar afeto com comida. Muitas vezes quando algum adulto desejava nos agradar porque estávamos tristes nos ofereciam algo que gostávamos de comer, principalmente doces.

E para a grande maioria de nós essa relação inconsciente permanece até hoje.

Vemos a comida como uma forma de recompensa por um dia difícil, por alguma desilusão ou mesmo por alguma conquista. E nessa sensação de que “eu mereço” pode habitar uma perigosa armadilha que nos afasta da busca por hábitos alimentares melhores.

Buscamos nos alimentos alento para as dores de nossas almas, ou seja, estamos tentando tratar aquilo que nos incomoda de forma errada, fugindo do enfrentamento de tudo o que necessita ser curado. E com isso nos prejudicamos ainda mais, pois geramos outros problemas, como o sobrepeso e suas consequências.

Precisamos entender esse processo, não nos culpando por agir dessa maneira e buscar melhores recompensas, que não estejam vinculadas à comida.

Recentemente descobri que correr/trotar é divertido e me faz bem.
Foto de março/2020, antes da pandemia

Praticar atividades físicas de forma moderada pode ser uma excelente alternativa, pois ela estimula a liberação de endorfina, um hormônio que traz a sensação de prazer e bem-estar.

Outro benefício que é observado quando se estabelece uma rotina de exercícios físicos é uma maior consciência e autocontrole sobre tudo o que é ingerido, pois quando notamos as mudanças positivas que nossa forma física sofre tendemos à não querer colocar todos esses esforços à perder.

Reflexão de Keith Cheli Kanasawa, chef da KeroBistroEmCasa

insta: kerobistroemcasa

https://www.facebook.com/kerobistroemcasa

#saude#food#comida#emagrecer#fitness#reeducaçãoalimentar#comidadeverdade#nutrição#comidasaudavel#dieta#saudável#emagrecercomsaude#comidasana#saúde#comidasaludable#perderpeso #comidafit #emagrecersemsofrer#emagrecercomendo#nutricao#comidacaseira#emagrecersaudavel #vidasaudavel #emagrecercerto#fitnesslife#instafood#comidafit#healthyfood#vidasaudavel#comidaboa

Published by Keith Cheli Kanasawa

Gastrônoma e Relações Públicas de formação, tenho muitas paixões, entre elas corrida de rua, comida, fotografia, jardinagem, marketing digital e escrever.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: