A passagem da Cura do Cego Bartimeu é muito bonita e traz uma reflexão profunda sobre a vida. Está em três Evangelhos: Mateus 20, Lucas 18 e Marcos 10.
Abaixo estão os versículos de 46 a 52 de Marcos 10:
“Então chegaram a Jericó. Quando Jesus e seus discípulos, juntamente com uma grande multidão, estavam saindo da cidade, o filho de Timeu, Bartimeu, que era cego, estava sentado à beira do caminho pedindo esmolas.
Quando ouviu que era Jesus de Nazaré, começou a gritar: “Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim!” Muitos o repreendiam para que ficasse quieto, mas ele gritava ainda mais: “Filho de Davi, tem misericórdia de mim!” Jesus parou e disse: “Chamem-no”. E chamaram o cego: “Ânimo! Levante-se! Ele o está chamando”. Lançando sua capa para o lado, de um salto pôs-se em pé e dirigiu-se a Jesus. “O que você quer que eu faça?”, perguntou-lhe Jesus. O cego respondeu: “Mestre, eu quero ver!”. “Vá”, disse Jesus, “a sua fé o curou”. Imediatamente ele recuperou a visão e seguiu Jesus pelo caminho.
Bartimeu somente tinha uma capa que o protegia do sol, da chuva, o cobria ou era usada para mendigar.
Trazendo para nossos dias, quantos mendigos que cruzam nossos caminhos e os caminhos de nossos irmãos, passam desapercebidos na sociedade, representando seres vivos sem nome, espaço ou lugar? Estão jogados na rua, andando sem destino ou rumo e dependem de esmolas para sobreviverem. A capa pode significar falta de identidade, de ser visto como um irmão sofredor ou até a falta de um valor moral.
Bartimeu além de ser mendigo, era cego. Vivia a beira da estrada e da sociedade.
Conseguem perceber quão inspiradora é a atitude de Bartimeu? Bartimeu, percebendo o movimento ao redor e que Cristo estava por perto, gritou, “Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim!” clamando pela ajuda de Jesus. Todos ao redor disseram para ele se calar.
Quantas vezes somos calados pelas tradições, costumes e até preconceitos da sociedade? Tudo que Bartimeu tinha naquele momento, além da capa, era a voz e ele usou sua voz com todas suas forças.
Aprendamos com Bartimeu a aproveitar a oportunidade dada e dar o primeiro passo, tomar uma ação.
Será que é um convite a investirmos nossas forças e energias, a fim de lançar a capa que pode representar comodidade, falta de esperança, egoísmo ou orgulho?
Quando Jesus diz para Bartimeu levantar, ele não pensa duas vezes, larga seu bem mais valioso, a capa, e com fé, vai em direção ao mestre. Bartimeu mudou sua vida!

Há momentos que estamos insatisfeitos com as escolhas que fizemos, com os valores materiais que a sociedade nos impõe, com padrões e máscaras que vestimos porque alguém impôs ou queremos aparentar algo, que vemos que espiritualmente não faz sentido.
O convite para mudarmos de atitude sempre é feito – nunca é tarde!
Existe sim possibilidade de mudança para toda e qualquer pessoa ou situação, nada é impossível. Ouçamos o chamado do coração, pratiquemos a oração e fé, pois nosso Pai sempre nos ampara.
Hoje pode parecer um dia comum, um dia qualquer, como foi o início daquele dia para Bartimeu. Mas, percebendo a oportunidade, Bartimeu não titubeou, aproveitou a presença de Jesus e mudou sua vida. Jesus se faz presente em nossas vidas diariamente. Qual capa podemos atirar longe neste momento? Tenhamos gratidão, fé, vontade e, com as bençãos do livre arbítrio e de um Pai Amoroso que nunca nos desampara, trabalhemos com dedicação para atingirmos nossos objetivos espirituais, fazendo nossos balanços diários e reforma íntima para evoluirmos, passo a passo, para os mundos felizes, isentos de capas.
Muita Paz a Todos,
Karla Cheli Kanasawa