Tinha um imã de geladeira em casa muito bonitinho escrito “olha a dieta!”. Eu custei a prestar atenção nele, mas percebi que nele está uma poderosa arma de disciplina – e não só.
Nós, seres humanos, somos muito visuais. Muito mais que os cães, morcegos ou peixes – e acredito que devemos usar essa característica a nosso favor, já que ela tem seu lado negativo mas também seu lado positivo – como tudo nesta vida. Podemos ser mais lentos para detectar que o inimigo se aproxima, ou onde está a comida mais próxima, mas por outro lado passamos todo o dia vendo mensagens que as empresas ou as outras pessoas nos dão. E por que não ver e rever, todos os dias, as mensagens que nós mesmos queremos impregnar na nossa mente?
O volante do meu antigo carro tinha um aviso para endireitar a postura: “arruma a postura!”, o fundo de tela do computador me lembra de ser grata pelo que já tenho e a continuar lutando pelo que quero, o alarme do celular me lembra de me perguntar se estou só ocupada, ou produzindo algo útil.
Já pensou se o nosso sentido mais aguçado fosse o olfato? Como eu corrigiria a postura sentindo um cheiro específico? E pior ainda, como produzir este cheiro nos momentos que eu quero?
Pode parecer loucura, e toda vez que alguém entrava no meu carro essa pessoa pensava a mesma coisa (pode ser que esse lembrete tenha até surtido efeito aí do seu lado. Corrigiu a postura enquanto lê? :)). De 5 em 5 minutos eu olhava para o meu recadinho para mim mesma e me lembrava de dar aquela ajeitada na coluna, ou quando o computador reinicia sozinho e o nosso instinto é reclamar, lá vem o aviso de gratidão! Estas são as mensagens que eu quero ser lembrada constantemente, acima das mensagens que as marcas querem que eu lembre como aquele anúncio na rede social, ou o pop up do app de delivery avisando que hoje é dia de Happy Hour.

Fica aqui a sugestão: quais espaços de visualizações corriqueiros você pode colar mensagens com o que você quer e precisa ler, ouvir e ver? O poder de nossos olhos é grande, e deve ser usado como tal: imagens dos seus sonhos e projetos, seja aquela foto da cidade tal que você quer conhecer, a foto dos seus filhos que te faça lembrar que tudo o que você faz é por eles, ou os mil recados espalhados pelo seu dia a dia – da gratidão à “olha a dieta!”.
Então aproveite este momento e identifique quais mensagens você gostaria de ser lembrado e ler para alcançar seu próximo objetivo e ser melhor a cada dia.
Diga-nos, que recados você vai deixar para si mesmo e onde? Boas ideias podem vir aqui dos comentários para influenciar positivamente os próximos leitores!
História de Fernanda Rodrigues