Onde você se via em 5 anos, a 5 anos atrás?

Agosto de 2021: Feliz 2026!

E como você hoje, se compara com quem você disse que se via em 2016?

É provável que já tenham te feito a fatídica pergunta em uma entrevista: “Como você se vê em 5 anos?”

Agora que passamos do meio de 2021, faço o desafio: você consegue minimamente lembrar o que deve ter respondido em meados de 2016? E como aquele eu se compara com a sua realidade atual?

Talvez, naquela época você se imaginou mais magro, mais atlético, mais bem arrumado, usando um belo perfume, empregado, formado… Mas e agora? Quem é você 5 anos depois? Está onde se imaginou? Ou a vida te levou para um caminho completamente diferente?

Estes dois últimos anos têm colocado muitos planos em perspectiva – é muito provável que algumas viagens deixaram de acontecer, talvez até problemas mais sérios aconteceram… Mas independente do que está fora do seu controle, como foi a sua trajetória até aqui?

A reflexão que proponho vem da lógica que ninguém vira chefe, muda de cidade ou perde 10 quilos e ganha uma barriga tanquinho de um dia pro outro. Gosto da ideia de que nós construímos as paredes do castelinho em que estamos vivendo hoje.

Pode ser que as flores, os jacarés, ou a porta tenham sido colocadas por outras pessoas, ou pelas circunstâncias da vida – mas as paredes foram construção nossa com o material que nós mesmos conseguimos ao longo de todos estes dias de nossa existência.

Faço essa reflexão ao buscar um documento que se renova a cada 10 anos. Tentei me lembrar de como fui buscar o último (10 anos atrás… onde eu estava em 2011, com que meio de transporte, vivendo em que casa, etc)… E ao voltar pra casa ao olhar para o vencimento em 2031, pensei: caramba! Como é que vou estar ao buscar a próxima versão desse documento? Onde vou estar morando, trabalhando com que, como vou buscar o documento, o que vou fazer depois…

E faço aqui a proposta: feche os olhos, pense em como estará vestido em 2026 (ou de 2031, se quiser ir mais longe!) – que perfume estará usando, quantos quilos terá, o que terá almoçado…

E a partir disso, é hora de meter as mãos na massa e construir de trás para frente como você vai chegar lá.

Afinal, se você se imaginou na casa própria, comprar uma casa em 5 anos exige que você tenha começado a minimamente guardar dinheiro para a entrada e olhar para a conclusão do seu contrato de aluguel! Igualmente, ser promovido a gerente provavelmente te exigirá melhorar o inglês, ou fazer um curso de extensão… Perder 10 kilos também parece mais factível se o projeto fitness começar o quanto antes! Tudo é planejamento – e passo a passo!

Há 5 anos nenhum de nós imaginaria o que está acontecendo em 2021, mas com certeza muito do que fizemos antes deste ano maluco ditou como cada um está em 2021. Muitos planos com certeza mudaram, mas a base sempre esteve aqui.

E você, quão diferente está do que imaginava ser à 5 anos? Se surpreendeu?

E como se imagina em Agosto de 2026? E 2031? E o que está fazendo HOJE para chegar lá, olhar para trás e falar: uau, que vida doida!

Vamos nessa, rumo ao futuro! Feliz 2026!

Reflexão de Fernanda Rodrigues

Published by ferrodrigues12

Meio brasileira, meio portuguesa e otimista por inteiro! Blogging no Instagram no @ferrodrigues89 E sobre Marketing Business-to-Business no https://www.linkedin.com/in/frodrigues12/

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: