- Dando um abraço bem forte e demorado = ACOLHER
Nesse momento o paciente com câncer pode ‘desabar’, começar a chorar, e abrir o coração. Dedique tempo para entender o que ele está passando.

2. Oferecer ombro amigo = ESTAR PRESENTE
O choque e a ‘assimilacão’ do diagnóstico varia de pessoa para pessoa. O importante é você estar presente e interessada somente nela. Portanto, coloque o celular em modo avião ou desligue-o.
Dedique seu tempo, não faça ‘visita cronometrada’. A pessoa pode se expressar com pessimismo, é hora de você demonstrar com argumentos que há esperança, que com fé tudo passa.
3. Indicar livros ou podcast edificantes = MOTIVAR A BUSCA DE INFORMAÇÕES
Mostre que diversas situações difíceis são possíveis de serem enfrentadas com amor, fé e determinação. A informação é um presente poderoso! Vale a pena presentea-lo(a) com o livro Enfrentando o Câncer pela 13ª Vez (https://www.livrariapolobooks.com.br/enfrentando-o-cancer… ) e Você pode Curar sua Vida, da Louise Hay.

4. Indicação de grupos de apoio e ajuda = EVITAR QUE A PESSOA SE FECHE
Atue, acompanhe a pessoa sempre que possível, busque pessoas que passam ou já passaram pelo tratamento
5. O corpo de cada pessoa reage de maneira diferente ao tratamento = ENTENDER E ACEITAR O SOFRIMENTO DA PESSOA
Há tratamentos agressivos para o combate ao câncer… respeite o tempo de cada um e sempre ofereça ajuda. Seja para acompanhar a pessoa na quimioterapia, para ir em consulta médica ou a um laboratório fazer exames.
6.Dar um mimo inesperado, fazer uma graça ou a comida preferida do paciente = ARRANCAR SORRISOS
Momentos como esses trazem ‘leveza’ para a alma.

Texto de Karla Cheli Kanasawa