Conta a passagem que Jesus estava sentado à mesa na casa de Mateus, vieram publicanos e pessoas de má vida e sentaram-se com ele e seus discípulos.
Os fariseus, que eram membros de um grupo de judeus que obedecia a leis religiosas rígidas e não mantinha relações com os não-crentes ou com os judeus estranhos ao seu grupo, que por fora pareciam saudáveis mas por dentro eram hipócritas, falsos e maus, questionaram por que Jesus estava sentando com aquele ‘tipo de gente’, usando expressão atual ‘aquela gentalha’. Jesus respondeu “não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os doentes”.
Pessoas na época de Jesus, independente de crença, posição social, ofício, que tinham necessidade de remédio, de consolo, de ombro amigo, de luz, sentavam em volta do Mestre para ouvir suas palavras, suas consolações, recebendo assim, a medicação necessária no coração. Jesus foi e é o médico da alma!
Podemos fazer nossa parte, seguindo as orientações amorosas de Jesus:
Nas perturbações do egoísmo: fazes aos outros o que desejas que os outros te façam
Nas convulsões da cólera: na paciência possuirás a ti mesmo
Nos acessos de revolta: humilha-te e serás exaltado
Na paranóia da vaidade: não entrarás no Reino do Céu sem a simplicidade de uma criança
Na paralisia de espírito por falsa virtude se aspiras a ser o maior, sê no mundo o servo de todos
Nos quistos mentais do ódio: ama os teus inimigos
Nos delírios da ignorância: aprende com a verdade e a verdade te libertará
Nas dores por ofensas recebidas: perdoa setenta vezes sete
Nos desesperos provocados por alheias violências: ora pelos que te perseguem e caluniam
Nas crises de incerteza, quanto à direção espiritual: se queres vir após mim, nega a ti mesmo, toma a tua cruz e segue-me
Apesar de ainda sermos portadores de fraquezas morais, somos convidados a levar luz para todos, através da exposição e exemplificação do Evangelho, como fazia Jesus.
Onde está nossa verdadeira caridade se não estendermos a mão ao que está no lamaçal, ao irmão sofredor? A aqueles que estão passando por dificuldades maiores que as nossas? São eles também os doentes, e neste momento somos convidados a sermos enfermeiros ou médicos.

No livro Caminho, Verdade e Vida, mensagem 137, Emmanuel nos diz ‘o Senhor abraça a todos os que desejem a excelência de sua ALIMENTAÇÃO ESPIRITUAL, nos trabalhos de sua vinha, e que não só nas ocasiões de fé permanece entre os que o amam; em qualquer tempo e situação, está PRONTO A ATENDER AS ALMAS QUE O BUSCAM’.
Convido-o a dar um consolo, espiritual ou material, um sorriso, o ombro amigo a alguém neste semana como Jesus faria, de forma amigável e cortês!
Reflexão de Karla Cheli Kanasawa
#sejaamudancaquevocequervernomundo, #sejaamudançaquevocequernomundo