Saúde Física na Pandemia

Falamos muito da saúde mental neste momento de pandemia, mas precisamos relembrar que cuidar da saúde física é imprescindível e que, “também”, contribui para o equilíbrio emocional, proporcionando a sensação de bem estar,  relaxamento, tranquilidade, alegria e felicidade.

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), a SAÚDE se define como estado de bem estar físico, mental e social e não só “ausência de doenças e enfermidades” , sendo assim, é muito importante mantermos o nosso corpo em movimento e atentos as posturas corporais para que possamos contribuir para o equilíbrio entre Mente e Corpo.

 Já as pesquisas do IBGE,  destacam que a cada 4 pessoas temos 1 pessoa obesa em nosso país.  

0 Brasil apresenta uma “alta taxa de sedentarismo” na atualidade  e é classificado pela OMS como o país mais ansioso, antes mesmo de vivenciarmos a pandemia, o que agrava e preocupa ao falarmos de SAÚDE.

Estamos preocupados com a Covid-19 e deixamos de cuidar da profilaxia e de todos os recursos naturais que nosso organismo físico e mental possui e produz naturalmente, garantindo o fortalecimento do nosso sistema imunológico, nossa maior defesa para o enfrentamento de qualquer doença que se apresente.

As justificativas são inúmeras para não praticar exercícios físicos (Ex.: Falta de tempo, muito trabalho, antipatia pela prática e outros), mas, também, precisamos atentar que a falta dele contribui para um nível emocional muito mais destrutivo, tal como depressão, ansiedade, baixa autoestima,  irritabilidade, mal humor e outros sentimentos e sensações prejudiciais a nossa saúde física, como a BAIXA IMUNIDADE, fator predominantemente importante para a nossa defesa diante de qualquer enfermidade, não só a Covid-19.

Os exercícios regulares influenciam positivamente  na nossa qualidade de vida e libera hormônios (Oxitocina e Dopamina) que são responsáveis pelo bem estar, relaxamento, prazer, redução do nível de estresse, qualidade de  sono, apetite, funcionamento metabólico e outros que elevam a nossa qualidade de vida, promovendo a alegria e bem estar.

O sono reparador e profundo, também está ativamente conectado com as funções do corpo e diminuição do estresse. O dormir melhor,  além deixarmos mais relaxados, beneficia o nosso coração,  sistema nervoso e controla a nossa pressão sanguínea.

Se diminuirmos o estresse, consequentemente, liberaremos os sentimentos e pensamentos negativos, melhorando assim o nosso sistema imunológico e aumentando o sentimento de generosidade, compaixão e gratidão.

 A gratidão também abre as portas para a saúde mental e física e é viciante, pois ativa a região do cérebro responsável pela liberação dos hormônios (dopamina e oxitocina), os mesmos da atividade física,  elevando a sensação imediata de felicidade e otimismo.

As pessoas que praticam a gratidão, na sua maioria, fazem mais atividade física, cuidam mais da sua saúde, apresentam maior vitalidade, prolongam a longevidade e apresentam menos doenças. Vejam que tudo se integra!

Reclamar de situações sem domínio, como a que estamos vivenciando, não contribui para o crescimento e evolução, portanto, fique atento às suas atividades do dia a dia, eleve seus pensamentos positivos e redirecione a sua atenção para as suas conquistas, mesmo que pequenas.

Atente, especialmente, para as posturas de trabalho em home office. Percebemos pessoas expostas a postura ergonômica de trabalho equivocada (notebook, cadeira, mesa e outros fatores) que poderão trazer consequências sérias para a saúde física a curto/médio prazo. Consulte um fisioterapeuta ou um profissional físico para orientar-se sobre postura corporal. Como já dissemos,  tudo se integra, corpo saudável = mente saudável = relacionamentos saudáveis.

Então, se você busca a calma, tranquilidade e a felicidade em viver, pratique exercícios físicos e seja grato pela sua VIDA, mantendo-se em MOVIMENTO!

Reflexões de KATIA LIMA – Psicóloga, Coach Pessoal e Profissional, Consteladora Familiar e Organizacional, Practitioner em PNL (Programação Neurolinguística), formação em CNV (Comunicação não violenta), Reiki  e Thetahealing.

Instagram: @katialimaconstelacaofamiliar

One thought on “Saúde Física na Pandemia

  1. Acho muito importante. Prático yoga. E muitas brincadeiras com netos, não tem como não fazer bem.

    Like

Leave a comment